O Leitor do Trem das 6h27
- Bruna

- 26 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
"O Leitor do Trem das 6h27" é um romance escrito pelo francês Jean-Paul Didierlaurent.
É um livrinho curto, singelo e de escrita suave que cativou e me surpreendeu genuinamente pelo tom sensível da escrita.
Conta a história de Guylain, um operário solitário que tem uma vida monótona cujo trabalho consiste em operar uma máquina de polpação de livros. Não sabemos especificamente em que cidade a história é ambientada, mas a narrativa captura pequenos detalhes que nos fazem identificar que os personagens vivem na França.
Todos os dias, Guylain resgata algumas páginas de livros das garras da máquina e as esconde consigo. Ele as lê em voz alta durante seu trajeto diário de trem para o trabalho. Apesar da natureza impessoal do trem, suas leituras promovem um sentimento de camaradagem entre os ouvintes, oferecendo-lhes uma breve fuga de suas vidas diárias, pelo menos naquele trajeto.
Um dia, Guylain encontra as anotações do diário de uma mulher chamada Julie. Ele começa a ler e fica cativado por suas palavras. Não dá para contar mais que isso, porque parte da mágica desse livro está justamente na narrativa que vai soltando pequenas explicações aos poucos e nos prendendo a atenção.
Este livro nos faz refletir sobre como as palavras têm a capacidade de conectar pessoas, mudar nosso estado de espírito e proporcionar consolo. Acredito que a literatura tenha esse poder de nos transportar a diversos mundos e conectar pessoas que talvez nunca se encontrem pessoalmente.
Recomendo a leitura!